sábado, 31 de dezembro de 2011

Fechando 2011

Fechando 2011

Este ano foi incrível em todos os sentidos.
Não foi fácil, mas foi um ano de acertos, mais do que erros. 
2011 voou, sem qualquer pretensão de ser o ano. E realmente não foi. Chegou ao fim com algumas surpresas e outras tantas constatações.
A maior foi a de que a perseverança, se não rende bons frutos de imediato, faz germinar sementes. Algumas ruins, é verdade, fadadas ao apodrecimento. Outras boas, que irão crescer e frutificar. Esperar pelas boas ainda exige uma certa dose de paciência. E alimento. E rega. E abnegação. E ajustes.
O que não tinha mais serventia mas ainda era aproveitável foi doado, levado às mãos de quem poderia tirar algum proveito.  Foi aberto espaço nos armários, nas gavetas, na alma. E tais espaços foram ocupados de maneira mais organizada, sem desperdídios. Alguns sorrisos se formaram e apenas isto é o que realmente importa. O lixo foi jogado no lixo. Tanto o físico, quanto o emocional, espiritual, cármico – se é que existem lixos desses tipos,  além dos recicláveis e orgânicos, acho que sim.
Assim, organizando a vida, as energias fluem. A gente se sente mais leve, trabalha com mais vigor, motivação, corre atrás do prejuízo, do tempo perdido, dá mais valor ao que de fato precisa e  merece nossa atenção.
Algumas amizades se revelaram maiores do que se supunha e outras ainda se formaram com aquela simplicidade de quem mora numa kitchenette, mas tem um enorme e acolhedor espaço no coração. E a vida segue, cada um cuidando da sua, sem que ninguém saia ganhando, nem perdendo. Até para cultivar uma amizade é necessário comprometimento e isso faz todo o sentido.
Esse ano foi um ano de idas e vindas. De partidas e chegadas. Foi um ano de reflexão e observação.
O silêncio foi importante ingrediente para garantir algumas percepções maiores. E elas vieram, num breve intervalo entre a oração e a meditação. 
Ano de costurar os retalhos e constatar que depois de pronta a colcha  não ornava tanto assim. Afinal, nada é exatamente como nos mostram. Nada é como somos induzidos a ver.
E se por um lado nos equivocamos, por outro compensamos com acertos e devemos ficar satisfeitos com eles. E agradecer. Sim, agradecer é fundamental. 
Então, agradecendo primeiramente a Deus pelo ano que termina, segue meu desejo de que 2012  seja sempre melhor no sentido da conscientização moral e ética humana, porque todo o resto é mera consequência.
Feliz Ano Novo!
Foto by Mirella Valente

Nenhum comentário: